terça-feira, 18 de setembro de 2007

Pesquisa sobre torcidas Datafolha

Folha de São Paulo, 17 de setembro, 2007

Títulos e filas modificam pouco as torcidas do país
Última pesquisa do Datafolha mostra pequena variação em relação à lista de 93

Flamengo e Corinthians preservam boa vantagem sobre rivais; times oscilam dentro da margem de erro ao longo desses 14 anos

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os títulos em série e os anos de fila dos clubes brasileiros não produziram efeito significativo nas pesquisas de torcida do Datafolha nos últimos anos.
Os números colhidos entre os dias 14 e 15 de agosto últimos, frutos de 2.771 entrevistas em 164 municípios do país com pessoas de 16 anos ou mais, mostram variação dentro da margem de erro (dois pontos percentuais) em relação à consulta feita em maio de 2006.
E, analisando as pesquisas desde 1993, pouco mudou no cenário nacional, que vê Flamengo e Corinthians confortavelmente à frente na preferência. Os três clubes com maior torcida na seqüência, São Paulo, Palmeiras e Vasco, mantêm o status que os fazem ganhar a mesma verba da TV que os rivais Flamengo e Corinthians.
O rubro-negro carioca aparece na última lista do Datafolha com 17% dos torcedores do país, mesmo número de 1993 -desde 1992 o Flamengo não conquista o Brasileiro, e suas maiores glórias datam de 1981. O clube subiu dois pontos percentuais (margem de erro) em relação à pesquisa do ano passado. Já chegou a figurar com 19% da preferência e com 15%.
O Corinthians caiu um ponto percentual comparando com a lista anterior, mas seus 12% da preferência agora não revelam tendência de queda -o único título do time nos últimos quatro anos foi o contestado Brasileiro de 2005. Em 1993, o mais popular dos times paulistas aparecia com 10% dos votos.
O São Paulo, apesar dos títulos recentes, mostra estagnação desde 2005, quando faturou seu terceiro Mundial. Com 8% da torcida do país, figura com só um ponto percentual a mais do que tinha em 1993, o ano de seu segundo Mundial.
O Palmeiras tem oscilado mais desde 1993, quando saiu de sua maior fila, mas pouco foge da margem de erro. Na última pesquisa, exibe os 8% que mostrou em outras duas listas neste século, que não viu títulos palmeirenses na elite.
O Vasco também apresenta pequenas variações ao longo dos últimos 14 anos. Não baixa de 4% da torcida nacional nem supera os 7% -na pesquisa mais fresca, fica com 5%.
Os demais grandes times ficam bem próximos nas pesquisas. Grêmio, Santos e Cruzeiro, com 4%, 3% e 3% da preferência, respectivamente, vêm em um segundo escalão. Ao longo dos últimos 14 anos, alcançaram como topo 4% da torcida nacional. Em 1993, tinham um ponto percentual a menos.
O Inter, na primeira pesquisa pós-título mundial, figura com 2% dos votos. No meio de 2006 e em 1993, registrava 3%. O Atlético-MG é o mais regular: nas 12 pesquisas feitas pelo Datafolha nos últimos 14 anos, sempre teve 2% da preferência.
Fluminense e Botafogo oscilam entre 1% e 2% (na última pesquisa, o alvinegro está na frente), o que os deixam tecnicamente empatados com times de torcida mais localizada, como Bahia, Sport e Santa Cruz.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caros amigos alviverdes,

Agora está provado o que eu já havia comentado.

O Palmeiras é um clube com projeção nacional e com uma marca pessimamente explorada pela falta de profissionalização existente em sua gestão.

É extremamente necessário a implementação de um Plano de Marketing para gerar receitas ao clube através de exploração da marca.

Saudações alviverdes,

Marcio D'Andréa

Anônimo disse...

UM ABSURDO A TORCIDA DO CLUBE ATLETICO MINEIRO O MEU QUERIDO GALO E A MAIOR DE MINAS E TEM 8 MOLHOE DE TORCEDORES ,OUSEJA 4% DA POPULAÇAO.....NAO ACREDITO EM PESQUISAS POIS ATE EM ELEICOES PRESIDENCIAIS ELES COMETEM EQUIVOCOS COMO JA FOI PROVADO NA ULTIMA ELEIÇAO

Anônimo disse...

OW, já tá virando sacanagem!!!!!
MAIS UMA PESQUISA MOSTRA COMO SOMOS ABSOLUTOS EM MINAS GERAIS!HAHAHAHAHAHAHAHA
Aqui em minas A NAÇÃO AZUL COMANDA GERAL, SOMOS OS REIS DE MINAS E OS DONOS DO MINEIRÃO, na capital somos o dobro da torcida do GAYLO e no interior somos no mínimo o triplo, e têm mais, SOMOS OS RECORDISTAS DE PÚBLICO NO MINEIRÃO(NOSSA CASA) os gaylos ainda estão atrás do flamengo aqui em minas. OLHA A PESQUISA:

1: CRUZEIRO 29%
2: FLAMENGO 12%
3: GAYLOS (ATLÉTICO) 8%

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

ATRÁS DO FLAMENGO!!!!!!!!!!!!
HAHAHAHAHAHA
QUE TORCIDINHA FUDIDA DE SEGUNDA DIVISÃO!!!!!!!!!!!!!

QUEM DISSE QUE MINAS NÃO TÊM MAR?

NAÇÃO AZUL, O MAR DE MINAS.