domingo, 22 de junho de 2008

Imagens do Alvalade

Há menos de 10 dias da provável coletiva de imprensa (depende da aprovação em Conselho dia 30 de junho) que mostrará imagens da nova arena - já vistas por algumas pessoas mas guardadas a sete chaves pela equipe da WTorre - vou mostrar abaixo algumas imagens do estádio do Sporting - José Alvalade - feitas por mim um ano atrás,

O estádio J. Alvalade foi projetado pelo arquiteto Tomás Taveira, o mesmo contratado pela WTorre para fazer o projeto arquitetônico da Arena Palestra, do clube e agora do prédio que subirá na Academia, no lugar do ginásio de esportes.

Para projetar a Arena Palestra ele usou como referência os estádios do Sporting (projetado por ele) e do Benfica (Estádio da Luz). Ele também projetou os estádios municipais de Aveiro e Leiria. Veja link na Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_Taveira .

Seguem quatro curiosidades:

1. o estádio do Sporting foi reformado para a Euro 2004. Seu público médio em dias de jogos do Sporting saiu de 18 mil (antes da Arena) para 38 mil (depois da Arena).

2. Hoje em dia os donos de cativas - lá são por 20 anos, aqui não serão por mais de 3 anos - vendem essas opções na internet. Veja um anúncio que encontrei no clicando aqui;

3. Apesar do arquiteto torcer para o Benfica, ele iniciou o projeto do Estádio da Luz mas não o concluiu;

4. O arquiteto Tomás Taveira parece ser uma figura controversa em Portugal. Se colocar no google o seu nome você verá alguns sites fazendo ofensas a ele, mas procurei os motivos e não encontrei. Mais um prato prá imprensa...

VAMOS ÀS IMAGENS

Seguem algumas fotos feitas por mim na entrada do estádio e em alguns lugares internos. As fotos eram proibidas então não são muitas.

Em ordem da esquerda para a direita:

i. visão externa do estádio, logo na saída do metrô (muito bem localizado);
ii. contornando o estádio;
iii. entrada principal;
iv. oferta de pacote de ingressos com desconto;
v. vitrine da loja dentro do estádio;
vi. dentro da loja, com os bonecos representando o leão;
vii. dentro da loja, camisas da Puma;
viii. dentro da loja, este blogueiro ligeiramente mais magro;
ix. visão interna, um mini-shopping;
x. visão interna, lanchonetes;
xi. visão interna, área de cinemas;
xii. totem para compra de ingressos usando cartão pré-pago;
xiii. na área externa, visão da entrada do estacionamento.



















































Veja também imagens do estádio no flickr, em link enviado pelo Jota Christianini. As duas primeiras estão abaixo mas tem muito mais no link abaixo.













O link é: http://www.flickr.com/photos/16161628@N00/sets/72157594203372305/show/ .


Gostou? Então espere as imagens da Arena Palestra...

Saudações Alviverdes ó pá!

4 comentários:

JOTA disse...

vamos lá o pá! não escrevi ,o que faço agora, mesmo sendo contado por um contador de causo como eu, pode suscitar duvidas!
afinal o causo eu conto como o causo foi.
esse arquiteto , sr Taveira, concluiu o estadio Alvalade e faltavam 100 lugares para poder ser usado na Eurocpa de 2004. a UEFA nào cedia e não havia como dar jeito. Meu irmão estava la por questões profissionais e acompanhou tudo
O sr. Taveira deu jeito. Disse com clareza que se impõe.
Tenho condições de locar mais 100 cadeiras no estadio mas ficarão com um viga na frente que atrapalha a visão.
Por isso sugiro que sejam doadas, as 100 cadeiras, a Associaçào dos cegos e que tenham lugar permamente no Alvalade.
Aprovaram a idéia e o estadio

Mauricio Curtolo disse...

Veja o trecho dessa noticia:


Acordo com Taveira

Segundo foi possível apurar pelo nosso jornal, está resolvido o diferendo entre o Benfica e o arquitecto Tomás Taveira. Este último exigia o pagamento de 1,5 milhões de euros pelo projecto de construção do novo estádio, mas a Direcção do clube sempre defendeu que Taveira havia sido contratado apenas para uma eventual remodelação, que não aconteceu. O acordo amigável foi «bom para as duas partes», segundo nos confidenciou uma fonte. A resolução só foi possível devido ao empenhamento do ex-presidente Manuel Vilarinho, que conduziu o processo, e à boa vontade de Tomás Taveira.



Na época ele brigou com o antigo presidente do Benfica porque ele alegava ter feito o projeto e não ter recebido e o presidente se defendia dizendo que o projeto era pro antigo estádio que foi demolido.

Há 20 anos atrás o Taveira se envolveu em escandalo sexual, teve até que deixar Portugal e se mudou pra Espanha

o Presidente do Benfica se utilizou disso:

http://salvia.blogs.sapo.pt/arquivo/taveira%20ole.jpg

Felipe Kamia disse...

"No momento, a voz mais saliente nos media é provavelmente capaz de ser Tomás Taveira que tem uma coluna regular na revista de Domingo do Correio da Manhã. Tomás Taveira até já teve durante bastante tempo direito a duas páginas mas agora que a revista sofreu uma remodelação, a sua colaboração foi reduzida a uma página. Em condições normais ficaria triste que este corte tivesse acontecido com um arquitecto, tal a escassez de que já falei. Ora, no caso de Tomás Taveira até é muito positiva. Este polémico arquitecto sempre aproveitou mal o espaço que lhe foi concedido. Semana após semana, a sua crónica sempre foi um desfilar de ódios mesquinhos e de uma vaidade repúgnável que nada dignifica a profissão que representa. Qualquer tema ou reflexão era sempre aproveitado para mostrar a sua aversão pelo estilo praticado pelos arquitectos da Escola do Porto, pela Ordem e pela constante perseguição a que é sujeito cá no burgo. Ora, Taveira só colhe o que semeia. Tirando o escândalo sexual que para aqui não é chamado (e que interessa mais ao grande público e aos tablóides) o seu comportamento civil nunca foi exemplar. As suas guerrinhas na Fac. de Lisboa de onde foi expulso, os atritos com a respectiva Ordem, o recolher à força de louros arrancados a antigos patrões já falecidos (e no qual o já foi condenado por tal em tribunal) dão-lhe uma má reputação no meio. Por tudo isto Taveira é um arquitecto isolado e frustrado."

retirado do blog "http://omeupiupiu.blogspot.com/2005/09/toms-taveira.html"

Cara... sinceramente não gostei da profusão de cores existente nos projetos dele não, ao meu ver o seu estilo ousa muito, mas chegando ao ponto de ultrapassar os limites do inovador. Mas quem sou eu para falar de arquitetura, e no final das contas as fotos aqui ficaram muito mais bonitas que os desenhos do mesmo estadio.

Espero ansiosamente a divulgação do projeto. Vamos la verdao, avanti palestra

Dudek disse...

"Tirando o escândalo sexual que[...]"

Ele teve um "probleminha" com uma estagiária, não me pergunte o ano.

E no blog português "O Atiçador" há um post fortíssimo sobre o sr. Tomás Taveira. Nos comentários é possível identificar apoio e repúdio ao texto do blog. Pelo que li, competente na sua área de atuação ele é.

Logo, é a única coisa que nos interessa, creio eu.


Abraços.
Excelente seu blog, Vicente. Parabéns!